Perigos em Marraquexe

Perigos em Marraquexe

A maioria das pessoas têm uma ideia errada sobre os assuntos de segurança em Marrocos. À parte de algumas cidades maiores aonde existe alguma criminalidade, todo o resto de Marrocos é bastante seguro. Eu quero dizer, mesmo, mesmo.

Marraquexe têm centenas de policias infiltrados que tomam conta das ruas. Assim sendo, os ladrões podem ser observados e o ambiente geral da cidade é bem seguro. Eu não o aconselho a explorar partes mais escondidas da medina após a meia noite, o distrito Judeu também não é aconselhado à noite.

Photo of a Marrakech street in the old medina by night<br /><br />

Foto de uma rua em Marraquexe na antiga medina à noite

Cuidado com pessoas simpáticas que falam consigo e lhe oferecem drogas e convites para festas privadas, pois isto pode acabar consigo a ser drogado. Isto é tanto para rapazes como para raparigas pois algumas violações podem acontecer tanto a homens como mulheres. Você pode ir à casa de umas pessoas para uma festa e podem meter drogas na sua bebida, ou misturar haxixe com comprimidos para dormir na bebida e a próxima coisa que se lembra é de acordar e ter sido violado.

A praça principal de Jemaa el-Fnaa está cheia de gente maluca (um pouco como no interior da antiga medina). Por isso, tenha em conta que pode ter um encontro de 1º grau em Marraquexe com uma pessoa doente mental. Mantenha a calma, não estabeleça contacto visual e afaste-se. Quero dizer, isto são coisas normais que deve fazer em qualquer sitio do mundo.

Cuidado com os macacos. Os senhores que têm estes macacos podem tentar engana-lo e pôr um macaco no seu ombro. Alguns macacos tornam-se selvagens e puxam os seus cabelos e podem até morde-lo. Se, se aproximar dos macacos, preste atenção a não ser que queira mesmo tirar uma fotografia com eles (e pagar), fique calmo, diga que não e afaste-se.

Video de um macaco acrobata na praça Jemaa el-Fnaa em Marraquexe:

Evite conversas com pessoas bêbadas, pois elas normalmente tendem a tornarem-se violentas.  O mesmo se aplica a pessoas que estejam afectadas por drogas leves como marijuana e haxixe.

Durante a noite tenha cuidado com ladrões de carteiras profissionais. Traga sempre a sua carteira perto de si. Se habitualmente usa a sua carteira no bolso de trás, mude-a temporariamente para o bolso da frente, durante a sua visita a Marraquexe. E vai ficar bem.

A praça Jemaa el-Fnaa em Marraquexe está cheia de policias à paisana mas também uma dúzia de policias normais. Aliás, numa das pontas da praça existe uma esquadra da policia.Em frente ao Banco Al-Maghrib existem também muitas vans da policia e guardas.

Enquanto caminhar pelos mercados, fique atento à confusão de motas que vão passar por si loucamente e que quase levam toda a gente à frente. Se ouvir um “bip-bip”, saia da frente.

Tenha cuidado com as carroças de burros que passam nas pequenas ruas da medina. Muitas das vezes a única forma de transformar as mercadorias é através de uma carroça de burros. Eles na maioria das vezes não param e as pessoas dizem”balek balek”. Por isso, saia da frente.

Para qualquer sitio que vá em Marraquexe tenha cuidado a atravessar a estrada. Os condutores não param nas passadeiras e muitas vezes as motas não para nos sinais vermelhos. É melhor ter cuidado e passar as estradas cuidadosamente enquanto estiver em Marraquexe.

Video passar a estrada em Marraquexe à noite:

Se alguém se aproximar de si para vender uma t-shirts, e colocarem a t-shirt perto do seu estômago, cuidado se tiver uma bolsa á cintura ou algo que possa ser roubado com a outra mão que não consegue ver, porque está escondida pela t-shirt que ele lhe está a mostrar. Eu tive alguém a fazer-me isto. Eu reparei que ele estava a abrir o fecho da bolsa que eu tinha na cintura e pus os meus dedos à volta do pescoço dele e disse para ele se afastar.

Antes de comprar alguma coisa, pergunte em mais 2 ou 3 lojas. Isto impede que seja enganado e pague 10 vezes mais que o preço real. Leve o seu tempo e pergunte em alguns sítios antes de comprar. Boa sorte!

Posted on: fevereiro 11, 2012Marraquexe.Net