A maioria das pessoas têm uma ideia errada sobre as condições de segurança em Marrocos. À parte de algumas cidades grandes e em bairros específicos, onde existe de facto alguma criminalidade, todo o resto de Marrocos é bastante seguro.
Mesmo que Marrakech seja uma cidade muito segura, temos de admitir que se esta é sua primeira visita à “Ville Rouge”, você pode sentir-se um pouco intimidado e inseguro na Medina antiga, apesar do fluxo de turistas à sua volta.
Marrakech é uma cidade turística por excelência, e tem centenas de policias infiltrados que patrulham as ruas para proteger os turistas de possíveis assaltos.
Assim sendo, os ladrões sabem que podem estar a ser observados e o ambiente geral da cidade é bem seguro. Claro que não aconselhamos explorar as partes mais escondidas da medina após a meia noite.
Apesar de muitas pessoas lhe pedirem dinheiro na rua e certamente haverá carteiristas profissionais na praça, mas ninguém o ameaçará, uma vez que a polícia e as leis são bem implantadas. Certamente, nada acontecerá consigo em Marrakech. Comparado a outras cidades de Marrocos, como Casablanca ou Fez, Marrakech é uma das cidades mais seguras para os turistas. Por isso não tenha medo.
Dicas de segurança em Marrakech
- O maior perigo em Marrakech, virá possivelmente de ser enganado no preço real das compras. Por isso regateie o preço. Antes de comprar alguma coisa, pergunte o preço em duas ou três antes da compra final. Isto impede que seja enganado e pague dez vezes mais que o preço real.
- A palavra que tem de saber é “balek”, que quer dizem saiam da frente. Na medina muita gente vem com carroças com burros ou grandes cargas nos ombros, e vão gritando “balek! balek!”. Desvie-se porque caso contrário pode levar um empurrão forte e cair no chão.
- Cuidado com convites para festas privadas. Você pode ir a uma casa de desconhecidos para uma festa e depois podem misturar haxixe com comprimidos para dormir na sua bebida e a próxima coisa que se lembra é de acordar e ter sido violada/o. Isto pode acontecer tanto às mulheres como aos homens.
- Se parar para assistir aos espectáculos na praça Jemaa el Fna, tenha cuidado com as pessoas que se encostam. Pode sofrer uma tentativa de roubo de carteira, ou, se for mulher, pode até ser apalpada. Não tenha medo de responder de volta e gritar. Os outros marroquinos ajudarão nestas situações.
- A praça Jemaa el-Fnaa tem algumas pessoas doentes mentais. Por isso, tenha em conta que pode ter um encontro de 1º grau com um doido em Marrakech. Mantenha a calma, não estabeleça contacto visual e afaste-se. Quer dizer, isto são coisas normais que deve fazer em qualquer parte do mundo.
- Cuidado com os macacos. Os senhores que têm estes macacos podem tentar engana-lo e pôr um macaco no seu ombro. Alguns macacos tornam-se violentos e puxam os seus cabelos e podem até morde-lo. Se passar na praça e passar junto aos macacos, preste atenção porque podem tentar colocar o macaco em cima da sua cabeça. A não ser que queira mesmo tirar uma fotografia com eles (e pagar), fique calmo, diga que não e afaste-se.
- Evite conversas com pessoas bêbadas, pois elas normalmente podem tornarem-se violentas. O mesmo se aplica a pessoas que estejam afectadas por drogas leves como marijuana ou haxixe.
- Durante a noite tenha cuidado com carteiristas profissionais. Traga a sua carteira sempre perto de si. Se habitualmente usa a sua carteira no bolso de trás, mude-a temporariamente para o bolso da frente.
- A praça Jemaa el-Fnaa está cheia de policias à paisana mas também imensos policias ditos normais. Aliás, numa das pontas da praça existe uma esquadra da policia.
- Em frente ao Banco Al-Maghrib existem muitas carrinhas da policia e guardas. Tenha sempre a confiança que não está sozinha/o e se alguém tentar alguma coisa, grite que em pouco tempo alguém vem ajudar.
- Enquanto caminhar pelos mercados, fique atento à confusão de motas que vão passar por si loucamente e que quase levam toda a gente à frente. Se ouvir um “bip-bip”, saia da frente.
- Para qualquer sitio que vá em Marraquexe tenha cuidado a atravessar a estrada. Os condutores não param nas passadeiras e muitas vezes as motas não param nos sinais vermelhos. É melhor ter cuidado e passar as estradas cuidadosamente enquanto estiver na cidade.
- Se alguém se aproximar de si para vender algo, e colocarem o produto perto do seu estômago, cuidado se tiver uma bolsa à cintura ou algo que possa ser roubado com a outra mão que não consegue ver, porque está escondida pela mercadoria “à venda”.