Mesquita Koutoubia em Marraquexe

Mesquita Koutoubia em Marraquexe

Koutoubia em Marraquexe
Koutoubia em Marraquexe

O monumento mais conhecido em Marraquexe e o marco da cidade é a mesquita Koutoubia. Um minarete que se ergue na linha do horizonte de Marraquexe, e que pode ser visto a 30 km de distância em dias poucos nublados.

Este ex-libris da cidade é tão importante como a Torre Eiffel é para Paris, e o seu nome provém da palavra “al-koutoubiyyin” – livrarias, devido à quantidade numerosa de vendedores e negociantes de manuscritos que antigamente se estabeleciam ao redor da mesquita.

Marco de obra prima de arquitectura da sua época, este minarete serviu de modelo para a posterior construção do minarete famoso em Sevilha.

O minarete da Koutoubia foi completado no século XII no reino Almorávida com o Califa Yaqub al-Mansur. O edificio é muito bonito e está rodeado por um lindo jardim e os motivos ancestrais da velha mesquita eram a base dos pilares que ainda restam.

Vendedor de água em Marraquexe com a Koutoubia no fundo
Vendedor de água em Marraquexe com a Koutoubia no fundo

Existe uma lenda ao redor das esferas de ouro que estão no topo do minarete, onde supostamente a esposa de Yaqub el-Mansur ofereceu as suas jóias para derreter para se puder construir o quarto globo, como compensação pela sua incapacidade de manter o jejum por um dia durante o Ramadão.

Posted on: fevereiro 15, 2012Marraquexe.Net