Mulheres a viajar sozinhas em Marrakech

Mulheres a viajar sozinhas em Marrakech

Existem muitas questões sobre mulheres que viajam em Marrocos, seja a viajarem sozinhas, com família ou com um grupo de amigos. Como sabe, Marrocos é um país Muçulmano, mas, um tipo de país Muçulmano moderado.

O que é um país Muçulmano moderado? Um país muçulmano moderado quer dizer que a maioria das pessoas não quer saber o que as outras pessoas vestem, fazem ou pensam. As pessoas são bastante livres em termos de dogmas religiosos. De qualquer maneira, e como na maior parte do mundo, no interior do país e em zonas mais rurais, as pessoas são um pouco mais conservadoras.

  • As mulheres que viajam em Marrakech, devem ter em conta que apesar das coisas correram com bastante tranquilidade em termos religiosos, estas não correm tão tranquilamente em termos de tradição e costumes.
  • As mulheres e homens marroquinos em geral são pessoas bastante amigáveis. Com certeza que este país está cheio de pessoas boas, sorridentes, amistosas e dispostas a ajudar.
  • As mulheres marroquinas em geral não cumprimentam os homens desconhecidos com aperto de mãos nem com beijos.

Em termos de vestuário, tente não mostrar partes do corpo. Pode mostrar o seu cabelo e não usar lenço, mas escolha roupa casual ou até calças, mas não mostre as pernas, nem barriga, nem blusas abertas à frente e atrás. Basicamente, tente mostrar a pele o menos possível.

Poderá notar em Marrakech mulheres estrangeiras vestidas como se estivessem na praia em Portugal ou no Brasil. Culturalmente este tipo de roupa não é bem vista, mas os marroquinos fecham os olhos por ser uma pessoa estrangeira. Mas dentro da mentalidade das marroquinas e dos marroquinos, este tipo de roupa diminui o respeito à pessoa que a veste.

Se for convidada para ir casa de marroquinos, e se todas as mulheres usarem um lenço na cabeça, você deve também tapar o seu cabelo, como sinal de respeito. Não precisa de usar um lenço em toda a cabeça, cubra só ligeiramente o cabelo com um lenço. Um pequeno gesto que vai deixar a família que a recebe mais à vontade, principalmente a mulher da casa.

Na sociedade marroquina quando uma mulher sorri para um homem, quer dizer que ela está interessada nele a nível amoroso. Sorrisos e olhares têm um significado sexual e de atracção muito fortes nos países muçulmanos.

Certos olhares amigáveis e sorrir a um homem marroquino vai na sua grande maioria fazê-lo pensar que a mulher tem interesse nele. O homem diz: “ela sorriu para mim, quer dizer que me quer…“. É aqui que o choque cultural pode ser forte, mas na verdade são apenas diferentes maneiras das pessoas interagirem entre si.

Não fume em espaços públicos pois vai ser vista como um tipo de pessoa de baixo nível e barata, tanto por mulheres como por homens Marroquinos.


Uma jovem mulher sozinha em Marraquexe


Testemunho de uma viagem de dois dias por uma jovem mulher a viajar sozinha em Marraquexe.

O testemunho de viagem da Andreia Machado a viajar sozinha em Marrakech

Mulheres que viajam sozinhas às têm medo de passar férias em Marraquexe ou viajarem sozinhas por Marrocos. Nesta página temos o testemunho de viagem da Andreia Machado.

Ela viajou sozinha para Marraquexe em 2011. À parte da estadia de 2 dias em Marraquexe ela também foi a Ouarzazate e ainda até ao Deserto do Saara.

Uma jovem mulher loira que na altura tinha 20 anos, viajou a Marraquexe de forma muito barata, por isso este testemunho é escrito por alguém a viajar com um orçamento apertado.


Primeiro dia em Marraquexe


Sumário do primeiro dia em Marraquexe: Autocarro do Aeroporto até Jemaa el-Fnaa; procura de um hotel barato em Marraquexe; mulher loira sozinha em Marraquexe; Jantar num restaurante em Jemaa el Fna; entretenimento na praça Jemaa el Fnaa.

  1. A primeira hora passada em Marraquexe foi muito quente, devo confessar! A minha viajem foi em Julho de 2011, por isso pode imaginar como foi estar em África durante Verão. A moeda oficial de Marrocos é o Dirham, para aqueles que não sabem, 1 euro equivale aproximadamente a 11 Dirhams e pode trocar o dinheiro no aeroporto de Marraquexe assim que chegar.
  2. Mesmo à saida dos portões do aeroporto, procurei um autocarro para o centro da cidade. Existem autocarro que fazem a sua rota pelo aeroporto de Marraquexe para a cidade de Marraquexe. Existem mais ou menos autocarros de 20 em 20 minutos e a viajem ronda os 30 dirhams sendo o bilhete válido por duas semanas.
  3. Após 15 minutos dei por por mim em frente à famosa Mesquita da Koutoubia, a que é em frente à exótica praça Jemaa el-Fnaa. Na praça e em todas ruas existe uma agitação caótica, uma confusão de pessoas, bicicletas, carroças de cavalos e pessoas a andar.
  4. O ambiente na Jemaa el-Fnaa é frenético, uma festa constante com vendedores ambulantes, encantadores de serpentes, grupos de dançarinos Marroquinos que cantam musica Marroquina muito alto e mulheres Marroquinas que fazem as famosas pinturas de henna. Mulheres que viajam sozinhas como eu, não se preocupem porque aqui ninguém a vai trocar por camelos, apesar de os Marroquinos tentarem meter conversa com os turistas.
  5. Eu estava à procura de um hotel barato em Marrakech mas não foi fácil! Depois perguntei a um senhor na praça e então ele guiou-me pelas ruas e levou-me até um hotel… que não era o que eu queria. Eventualmente ele estendeu a sua mão para me pedir um euro mas, eu apenas só lhe dei 50 cêntimos e disse que era tudo o que tinha. Felizmente, o meu hotel estava mesmo ao lado deste.
  6. Neste hotel de Marraquexe chamado Hotel Medina, paguei 80 dirhams por noite por um quarto individual com casa-de-banho partilhada. E depois de perguntar ao dono, fiquei a saber de outra rua de muito mais fácil acesso ao hotel. Fui até à praça principal de Marraquexe para jantar, até ao restaurante Chez Aicha. Jantei neste restaurante no meio da praça e pedi cuscuz com frango e sumo de laranja, paguei 35 dirhams.

Segundo dia em Marraquexe


Sumário do segundo dia em Marraquexe: Sumo de laranja em Jemaa el-Fnaa; passeio pelos mercados de Marraquexe; passeio por Marraquexe no autocarro turístico; comprar bilhetes para a viajem de Marraquexe a Ouarzazate.

  1. Acordei cedo e fui até à praça Jemaa el-Fnaa para saborear o melhor sumo de laranja que alguma vez bebi. A praça têm muito vendedores de sumo de laranja  e custam cerca de 4 dirhams cada.
  2. Depois encaminhei-me na procura dos famosos mercados de Marraquexe chamados souks mas ainda era muito cedo e maioria das lojas ainda não estavam abertas, depois um senhor falou comigo em Inglês e disse que não queria nem gorjeta nem dinheiro de mim.
  3. Em Marraquexe, é normal alguns Marroquinos falarem com turistas e perguntar se precisam de ajuda obviamente com um intuito final de receberem comissões das lojas locais aonde o levam para comprar coisas. Após alguma conversa ele levou-me para um interessante curtume em Marraquexe, um local para tingir a pele dos animais. Foi óptimo parcialmente porque nunca tinha visto nada como aquilo as depois devo dizer que o cheiro não foi o mais agradável. Eu fui com ele, e no final ele pediu-me uma gorjeta de 50 dirhams ( eu já sabia que ele me ia pedir uma gorjeta) mas eu dei-lhe 20 e disse que não tinha mais dinheiro, este foi sempre o meu truque apesar de eu ter mais dinheiro comigo.
  4. De volta à praça decidi que era melhor comprar um bilhete para o Tour Bus Sightseeing Marrakech para evitar perder tempo e conseguir explorar e conhecer partes de Marraquexe e encontrar mais facilmente os locais que eu queria visitar. Paguei 145 dirhams por um bilhete de autocarro que dá para 24 horas.
  5. O Autocarro Hop on Hop off em Marrakech têm duas rotas – a rota histórica: com todas as vistas mais famosas de Marraquexe incluindo o Jardin La Ménara, Theatre Royal, La Koutoubia, Palais Badii, Palais la Bahia, entre outros; e a rota do Oásis: passando pelo palmeiral de Marraquexe chamado Palmeraie, o Majorelle Gardens, entre outros.
  6. Eu sai do Marrakech Sightseeing Tour Bus perto da estação de comboios de Marraquexe para comprar o meu bilhete para a viajem de autocarro de Marraquexa para Ouarzazate na próxima manhã. A agência de venda de bilhetes de autocarro era ao lado da estação de comboios. O bilhete de autocarro de Marraquexe para Ouarzazte custou 80 dirhams.
  7. Marraquexe e o centro da cidade, perto da mesquita Koutoubia e da praça Jemaa el-Fnaa são realmente interessantes e bonitos. As luzes de Koutoubia são muito belas à noite.

Como se vestem as mulheres em Marrakech


Marrocos é um país Muçulmano moderado, o que quer dizer que Muçulmanos devotos andam ao lado de Muçulmanos menos devotos. Também, as roupas não são um factor religioso, por isso algumas mulheres podem vestir-se com um estilo mais europeu e serem mais “religiosas” que outras mulheres que se poderão vestem com roupa mais tradicional e não ligarem nada à religião. Por isso, basicamente enquanto se anda por Marrakech vamos reparar em mulheres que usam lenço na cabeça e outras mulheres que andam sem lenço. Há ainda um número reduzido de mulheres todas cobertas, que sim, essas são religiosas.

Na mesma rua de Marrakech vai ver:

  • mulheres com roupa tradicional e cabelo com lenço
  • mulheres com roupa tradicional e cabelo destapado
  • mulheres com jeans e cabelo com lenço
  • mulheres com jeans e cabelo destapado
  • mulheres com roupa religiosa, estando consequentemente todas tapadas

A roupa tradicional das mulheres em marrocos consiste em cores vivas, longos robes, chinelos ou sapatos, blusas de botão, e os lenços na cabeça chamados hijabsAlgumas mulheres vestem apenas um pijama com um casaco por cima e vão à rua assim. Relativamente a roupas mais extravagantes, ocasionalmente mas principalmente em festas ou celebrações, você vê mulheres com o takchita também chamado de kaftan.


A moda dos vestidos Caftan


Kaftan é um tipo de vestido de cerimonia usado pelas mulheres marroquinas durante celebrações e momentos importantes como o casamento. As mulheres marroquinas simplesmente adoram este tipo de vestidos e sonham com a possibilidade de irem a casamentos ou festas de aniversário para puderem usar este tipo de roupa. A palavra kaftan ou caftan vem da língua persa e não do árabe.

Estes vestidos são muito caros, envolvem muito trabalho na criação de peças únicas. Existem várias lojas em Marrakech onde se podem alugar kaftans em vez de comprar pois, as mulheres acabem por só os usar um ou dois dias. Algumas mulheres acabam mesmo por alugar um destes vestidos para cada dia diferente das celebrações para não repetirem mais que uma vez a mesma roupa.

Em Marrocos, os kaftans são apenas usados pelas mulheres e estes vestidos podem ir de um estilo casual até um estilo bastante formal dependendo dos materiais usados. Alguns kaftans chegam a ter ouro bordado. As interpretações modernas da roupa tradicional marroquina incluem caftans exibidos no espectáculo de moda anual “Caftan” patrocinado pela revista de moda marroquina chamada Femmes du Maroc.


Finalistas do Caftan Show em Marrakech




Alojamento em Marrakech


Booking.com
Alojamento em Marrocos