Marraquexe tem dois tipos de taxis (como todas as cidades Marroquinas). Nas ruas de Marraquexe vai encontrar grand taxis e petit taxis, basicamente taxis grandes (grandes Mercedes 240D ou 250E) e taxis pequenos (pequenos Peugeot 205, Fiat Uno ou Dacia Logan).

Petit taxi in Marrakech

A diferença entre um grand taxi e um petit taxi por lei, os pequenos taxis apenas podem circular dentro dos limites da cidade, os grandes taxis podem leva-lo para fora dos limites da cidade. Apesar dos grandes taxis poderem leva-lo de dentro da cidade para fora dos limites da cidade, eles não podem leva-lo em pequenas viajens dentro da cidade como fazem os pequenos taxis. Por isso, se quiser ir de Marraquexe para as quedas de àgua Ouzoud ou Ourika por si mesmo deve apanhar um grande taxi (discuta e regateie o preço antes de começar a viajem).

Outra grande diferença entre eles é, os taxis pequenos por lei só podem levar até 3 pessoas e os grandes podem levar até 6 pessoas. Você sendo um turista, vai-lhe ser oferecido muitas vezes para andar num taxi de 6 lugares completos, por isso espere pagar o valor total. Num taxi pequeno o valor a pagar deve ser contabilizado por um táximetro (por isso pergunte por ele). Todos os táxis têm esta pequena máquina, pode tentar a sua sorte e apanhar um táxi que voltou a mudar máquina para a sua viajem . A maioria dos condutores de taxis fazem isto, mas assim que vêm um estrangeiro vão tentar ganhar uns Dirhams extras com ele.

Grand taxi in Marrakech

Do centro da cidade perto de Koutoubia até ao aeroporto não deve ser mais do que 30 Dirhams num taxi pequeno. Uma pequena viajem dentro da cidade, vamos dizer de Koutoubia até Gueliz, não deve ser mais de 13 Dirhams. Também é normal quando apanhar um taxi, que outras pessoas lhe façam companhia e pagem a sua própria viajem. Todos os taxis em Marrocos são partilhados.

Video de um pequeno taxi em Marraquexe, a partir da praça Jemaa el-Fnaa e da Mesquita Koutoubia:

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter