facebook twitter gplus

Guia de Marrakech

O maior guia de viagem online sobre a cidade de Marrakech / Marraquexe em Marrocos

Women traveling in Morocco

Mulheres a viajar em Marrocos

Existem muitas questões sobre mulheres que viajam em Marrocos, seja a viajar sozinha, com família ou amigos. Como sabe, Marrocos é um país Muçulmano, mas, um tipo de país Muçulmano moderado.

O que é um país Muçulmano moderado? Bom, um país muçulmano moderado quer dizer que a maioria das pessoas não quer saber o que as outras pessoas vestem, fazem ou pensam. As pessoas são bastante livres em termos de dogmas religiosos.

Women traveling in Morocco

Por isso, as mulheres que viajam em Marraquexe ou por Marrocos, devem ter em conta que apesar das coisas correram com bastante tranquilidade em termos religiosos, estas não correm tão tranquilamente em termos de tradição e costumes. As mulheres Marroquinas em geral não cumprimentam os homens desconhecidos com aperto de mãos, elas não cumprimentam com beijos outros homens.

Em termos de vestuário, não deve mostrar partes do corpo. Por isso pode mostrar o seu cabelo, pode vestir roupa casual ou até calças, mas não mostre as pernas, nem barriga, nem blusas abertas à frente e partes de trás expostas, pois são muito atraentes para homens que não estão habituados a mulheres que mostram muita pele. Sim, parece que o problema com o vestuário nos países muçulmanos é uma questão de proteger as mulheres dos olhos dos homens.

Às vezes vejo mulheres estrangeiras em Marraquexe como se estivessem numa praia no Sul, no Algarve…Eu devo dizer que a mentalidade das pessoas que estão à volta não é definitivamente a mesma, e deve a todo o custo evitar ser vista como uma prostituta, mulher fácil ou mulher de menos respeito. Sim, a maioria dos homens marroquinos pensam nas mulheres ocidentais como uma queca grátis e fácil… infelizmente. Isto não se aplica à maioria dos homens religiosos pois, eles nem sequer olham para mulheres.

As mulheres e homens marroquinos em geral são pessoas bastante amigáveis. Com certeza que este país está cheio de pessoas boas, sorridentes, amistosas e dispostas a ajudar. Isto é óptimo. Apesar de, a maioria dos homens e mulheres ter um problema: quando uma pessoa ocidental sorri, quer dizer que estamos felizes e uma troca de sorrisos ou contacto visual na Europa e em Marrocos, não querem dizer a mesma coisa.

Moroccan women in Marrakech

Na sociedade Marroquina quando uma mulher sorri para um homem, quer dizer que quer alguma coisa dele. Sorrisos e olhares têm um significado sexual e de atração muito fortes nos países Muçulmanos. Os olhares são poderosos e fazer um sorriso a um homem Marroquino vai definitivamente fazê-lo pensar que está afinal a atirar-se a ele. Eu deparei-me algumas vezes com esta situação com amigos, quando eles dizem: ” ela sorriu para mim, quer dizer que ela me quer…”. Isto não é mau, são apenas diferentes maneiras das pessoas interagirem entre si.

Se tiver a oportunidade de visitar a casa das pessoas locais em Marrocos, e se todas as mulheres usarem um lenço na cabeça, é de bom tom, também tapar o seu cabelo, como sinal de respeito. Não precisa de usar um lenço em toda cabeça- cubra só ligeiramente a sua cabeça com um lenço. Pequenos feitos que vão deixar  mais à vontade a si e à família Marroquina que a está a receber.

Em cidades maiores como Casablanca e Rabat,a maioria das mulheres veste-se de maneira casual e estilo Ocidental.Outras cidades aonde têm a medina antiga, o que quer dizer que aí as pessoas seguem mais a religião e a tradição na sua maneira de viver. Por isso, em Marraquexe, Fez e Meknes as mulheres da antiga Medina vestem-se com roupas mais tradicionais.

Por isso, se desejar visitar o novo distrito em Marrakech chamado Gueliz, pode definitivamente ir de maneira diferente do que vai para a antiga Medina. Em Gueliz pode efectivamente sair à noite a um bar e usar o seu melhor vestido de noite!

Um assunto muito importante em Marrocos relativamente às mulheres é fumar. Não fume em espaços públicos pois vai ser vista como um tipo de pessoa de baixo nível e barata, tanto por mulheres como por homens Marroquinos.

Muitas mulheres em Marrakech vestem roupa ocidental normal e nenhum lenço na cabeça. É algo que se está a tornar habitual nos nossos dias nas cidades maiores. Espero que este pequeno post seja de alguma maneira útil para tornar a sua visita a Marrocos mais interessante e gratificante.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter

Anteriores

Fotos da arquitectura dos pátios de riads Marroquinos

Próximo

Precisa de um visto de Marrocos?

6 Comentários

  1. Gostei muito das informacoes.

  2. Gratidão….Cultura nunca é demais. Adorei.

  3. Renato J Scarpelli Lacerda.

  4. Hamoda Belhaj

    "a maioria dos homens marroquinos pensam nas mulheres ocidentais como uma queca grátis e fácil" irma rita Você descreveria os homens de marroquino como animais isso nào bem nào nào Sabemos bem as culturas do Ocidente.Não há nenhuma necessidade para esta descrição por favor

  5. Acabei de chegar de férias em Marraquech..conclusão ::passei um calor terrivel,pois andava tudo de calçôes e camisolas de alças(não leram este texto).Os turistas vestem se como querem e fumam quando querem.já nada é igual ao que está aqui escrito

  6. Betti Ligia

    Ok, dificil imaginar uma mala de viagem sem saias ou vestidos em um verao em Marrkesh!

Os comentários estão desativados.

© Marraquexe.net & Todos os direitos reservados.