Jemaa el-Fna e ruas Zitoun

Praça Jemaa el-Fna em Marraquexe
Praça Jemaa el-Fna em Marraquexe

Como que eternamente observada pela Koutoubia, a famosa Praça Jemaa el-Fna é o coração de Marraquexe – a cidade vermelha. Aqui entendemos a sua importância histórica e comercial. Aqui entendemos que estamos realmente em África.

Exploramos a praça através do fumo das bancas de chá e dos grelhadores das dezenas de restaurante de rua, a iluminação misteriosa das diversas luzes acendidas através de garrafas de gás, os milhares de visitantes, os contadores de histórias, e diversos artistas de rua.

Vendedor de água ambulante perto da Koutoubia em Marraquexe
Vendedor de água ambulante perto da Koutoubia em Marraquexe

Na parte norte da Jemaa el-Fna é o ensurdecedor encontro da praça com o resto dos souks (mercados) da Medina. Esta parte da cidade é densamente habitada e as suas ruelas e recantos escondidos elaboram os labirintos dos inúmeros derbs.

Na parte sul da Jamaa el Fna, atravessam as Zitoun riads, ou seja, algumas ruas que servem de artérias principais da medina e da praça. Um labirinto de ruas pintadas de cor-de-rosa, que escondem muitos palácios agora transformados em museus, restaurantes e locais de entretenimento.

Nesta página tem um guia para visitar Jemaa el-Fna e ruas Zitoun.

Top 10 a não perder:

  1. Praça Jemaa el-Fna
  2. Koutoubia
  3. Palácio La Bahia
  4. Terraço do Café Glacier
  5. Rua Riad Zitoun Kdim
  6. Rua Riad Zitoun Jdid
  7. Museu Dar Si Said
  8. Casa Museu Dar Tiskiouin
  9. Foundouks da Bab Fteuh
  10. Restaurante Aicha Nº1

Restaurantes:

Restaurante de caracóis Hasan Nº3 na Jemaa el-Fna em Marraquexe
Restaurante de caracóis Hasan Nº3 na Jemaa el-Fna em Marraquexe
  • Snack el Baraka: Rue de la Koutoubia – 6h às 22h
  • Chez Chegrouni: Place Jemaa el-Fna / Rue des Banques – 7h às 23h
  • Haj Brik: Rue Bani Marine – 11h às 23h
  • Mabrouka: Rue Bab Agnou – 6h às 24h
  • Ksar Es Saoussan: 3 Derb El Massaoudyenne / Rue El Ksour – 20h às 24h
  • Le Toubsil: 22 Derb Abdellah Ben Hassaien / Bab Ksour – 19:30 às 24h
  • Restaurante Aicha Nº 1: Praça Jemaa el-Fna – 17:30 às 23h
  • Restaurante Hassan Nº 114: Praça Jemaa el-Fna – 17:30 às 23h
  • Banca de caracóis Hasan nº3: Praça Jemaa el-Fna – 17:30 às 23h

Cinema:

Cinema Eden: Rue Riad Zitoun Jdid / Rue des Banques – 15h, 18h, 21h

Cafés e Casas de Chá:

Cafe Restaurant Etoile Marraquexe
Cafe Restaurant Etoile Marraquexe
  • Café Islane: 279 Boulevard Mohammed V – 6h às 23h
  • L’Etoile: 55 Rue Bab Agnaou – 6h às 24h
  • Café Glacier: Praça Jemaa el-Fna – 6h às 23:30
  • Café de France: Praça Jemaa el-Fna – 6:30 às 23:30. Site.
  • Riad Tamsna: 23 Derb Zanka Daika / Riad Zitoune Jdid – 10h às 00h

Atracções e Monumentos:

Koutoubia

Koutoubia: A famosa mesquita também chamada de Mesquita dos Vendedores de Livros, é o símbolo da cidade. A sua arquitectura é o resultado do trabalho de Abd El Moumen, e o seu nome provém dos manuscritos que outrora aqui estavam guardados.

O seu minarete com 76.8 metros de altura, é exactamente cinco vezes mais alta que a sua largura, e incorpora um estilo arquitectónico das dinastia marroquina dos almoádas.

Jemaa el-Fna

Jemaa el-Fna: Viva, excêntrica, exótica e irreverente. A praça cujo nome se traduz como “a praça dos homens mortos”, por ser antigamente a praça onde se praticavam as execuções públicas, tornou-se num espectáculo e num mundo à parte onde tradições folclóricas únicas a transformaram num local Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

À medida que o dia passa, espere encontrar multidões, acrobatas, contadores de histórias, dentistas de rua, rodas musicais, vendedores de água ambulantes, encantadores de serpentes, domadores de macacos, dançarinos, jogos e os famosos músicos Gnaoua. Sim, vai se sentir em África!

Foundouks da Bab Fteuh

Um dos inúmeros foundouks de Marraquexe
Um dos inúmeros foundouks de Marraquexe

Foundouks da Bab Fteuh: Conjunto de quatro foundouks (género de caravansarais) que eram antigos alojamentos para as caravanas das trocas comerciais. Hoje em dia funcionam como ateliers de artesãos, lojas de artesanato, mercearias, armazéns diversos. Espere ver um local super atarefado onde os artesãos e os burros carregados de mercadoria nos transportam para uma época diferente.

O foundouk Moulay Mustapha tem bancas de vegetais e frutas; O foundouk Louarzazi tem joalharia e cerâmica; o foundouk Fatmi tem várias lojas de antiguidades; e o foundouk nº 31 tem artesãos de metal e cobre.

Ruas Zitoun

 Riad Zitoun Kdim em Marraquexe
Riad Zitoun Kdim em Marraquexe

Ruas Zitoun: Cor de rosa, vermelho e ocre, as ruas Riad Zitoun Jdid (nova) e Riad Zitoun Kdim (velha) são dois bairros da antiga medina que juntam um labirinto de ruelas imperdíveis para descobrir. Palácios abandonados, ruelas pouco iluminadas, portas de madeira, e diversos riads elegantes onde pode ficar alojado.

Dar Si Said

Dar Si Said: Uma mistura de abóbadas detalhadamente ornamentadas e uma variedade colorida de azulejos decoram este lindo palácio estilo Alauita, que agora se tornou no Museu Regional de Artes do Sul de Marrocos. Há muitas peças em exposição tais como kaftans, bijoteria de casamentos, arcas antigas, portas de casbás, janelas estilo moucharabiehs, cerâmicas e vasos variados, tapetes inúmeros, armas e claro joalharia Amazigh (berber).

Info: Riad Zitoun Jdid – Sáb. a 6ª das 9h às 11:30 e das 15h às 17:45.

Dar Tiskiouine

Dar Tiskiouine: Nesta maravilhosa casa estilo árabe-andaluz, o emblemático historiador holandês e expert em arte tradicional marroquina, Bert Flint criou um espaço com uma exposição permanente sobre a história das trocas comerciais antigas. Nesta exposição itinerante chamada de “A indumentária do Deserto do Saara” podemos viajar desde o Magreb até às região do Sahel, através de peças de coleção que mostram a vida e culturas das antigas rotas das caravanas que ligavam o Norte de África até à África sub-Saariana.

Info: 8 Rue de la Bahia / Riad Zitoun Jdid. 10 às 12:30 e das 15 às 17:30.

Palácio La Bahia

Palácio La Bahia: Longe da confusão e barulho das ruas mais movimentadas da medina, os muitos pátios, fontes, azulejos, tectos de madeira decorados, estuques e janelas estilo moucharabiehs fazem do Palácio La Bahia um lugar a conhecer. Este luxurioso palácio foi mandado construir no século XIX por Ba Ahmed Ben Moussa para as suas quatro mulheres, vinte e quatro concubinas (mulher que vive com um homem, mas que não é casada com o mesmo perante a lei) e um número quando incontável de filhos. Não perca o quarto e apartamento da sua concubina favorita.

Info: Riad Zitoun Jdid. 8:30 às 11:30 e das 14:30 às 17:45.

Zaouias e Mausoléus:

Zaouia de Sidi Youssef Ben Ali

Zaouia de Sidi Youssef Ben Ali: Este isolado mausoléu do rei almorávida e fundador da cidade de Marraquexe está situado das muralhas da cidade antiga. Sidi Youssef Ben Ali é também o santo padroeiro dos mendigos e pedintes.

Zaouia de Qadi Ayad

Zaouia de Qadi Ayad: À esquerda da mesquita de maneira não intrusiva e pintado de vermelho está o túmulo de Qadi Ayad. Este fora um juíz almorávida do século XII e que foi santificado pela neutralidade nas suas decisões jurídicas, tornando-se assim um dos santos padroeiros da cidade de Marraquexe.

Zaouia de Moul El Ksour

Zaouia de Moul El Ksour: Uma grande e silenciosa esplanada em frente de um santuário de um dos sete santos padroeiros da cidade, o Sidi el Ghezouani que viveu no século XVI. Os que procuram boa fortuna vêm aqui à procura de sorte.

Zaouia de Abdullah al Ghazwani

Zaouia de Abdullah al Ghazwani: Este bonito mausoléu é muito fotogénico. Apesar de não muçulmanos não poderem entrar nas zaouias dos santos de Marraquexe, vale sempre a pena apreciar por fora, olhar pela porta a dentro e imaginar como seria por dentro. As janelas circundantes servem de cenário perfeito para uma fotografia pessoal.

Info: 23 Rue el Ksour. Mapa.

Qobba Lalla Zohra

Qobba Lalla Zohra: o túmulo de Lalla Zohra fica na praça mesmo em frente da mesquita da Koutoubia. Passando um pouco despercebida na confusão de carros e pessoas que estão sempre naquela zona. A lenda diz que Lalla Zahra el Kouch era filha de um escravo subsaariano libertado que, depois de se converter ao islão, se tornou um imã (pregador islâmico).

Dicas:

Vista da Praça Jemaa el-Fna deste o Terraço do Café Glacier
Vista da Praça Jemaa el-Fna deste o Terraço do Café Glacier
  1. Terraço do Café Glacier: do topo deste café tem uma vista linda sobre a Praça Jemaa el-Fna. Tem que se consumir para entrar. Paga-se à chegada.
  2. Terraço do Café de France: do topo deste café tem uma vista linda sobre a Praça Jemaa el-Fna. Tem que se consumir para entrar. Paga-se à chegada.
  3. Restaurante Aicha Nº1: experimente a comida da simpática Aicha no restaurante nº1 da Praça Jemaa el-Fna. Se vier a Marraquexe traga um pequeno presente de Portugal ou Brasil para ela. Algo que ela possa utilizar no restaurante, tipo uns panos da loiça, pega, avental. Não se esqueça de subir para junto dela e tirar uma fotografia.
  4. Cuidado com carteiristas: enquanto estiver a assistir aos espectáculos dos artistas de rua na Praça Jemaa el-Fna tenha cuidado com carteiristas que aproveitam o facto de estar desatento para lhe sacar a carteira sem que você não perceba.
  5. Pague aos artistas de rua: leve moedas já trocadas consigo para pagar aos diversos artistas de rua na Praça Jemaa el-Fna. Sempre que tire fotografias eles vão pedir dinheiro. O pagamento aconselhado é de 5, 10, 15 ou 20 dirhams dependendo da sua capacidade de negociação. Atenção que lhe será pedido 100 dirhams.
  6. Junte-se a uma roda de musicos: na Praça Jemaa el-Fna há várias rodas de música. Leve dinheiro trocado consigo e participe. Os músicos só começam a tocar quando tiverem uma certa quantidade de dinheiro. Se reparar só os marroquinos participam. Atire uma moeda de 10 dirhams para o chão no centro da roda. Se atirar uma nota de 50 dirhams terá concerteza um lugar sentado. Aproveite a festa e participe!
  7. Rua dos hotéis baratos: a rua Derb Sidi Bouloukat que começa na esquina da rua Riad Zitoun Kdim e o hotel Riad Mogador tem algumas dezenas de hotéis baratos com preços de 7 a 16 Euros por noite por quarto individual ou dublo. A Derb Sidi Bouloukat liga então a rua
    Riad Zitoun Kdim até à Passage Prince Moulay Rachid. Alguns hotéis serão o Hotel Medina, Hotel Aday, Hotel Essaouira, Hotel Afriquia, Hotel Ouezzane, etc.
  8. Caixas Multibanco: se precisa de levantar dinheiro, a Passage Prince Moulay Rachid tem várias caixas multibanco onde pode tirar dinheiro com o seu cartão português ou brasileiro.
  9. Não seja rude ou antipático: Mais do que em qualquer lado, os marroquinos não reagem muito bem a pessoas antipáticas. Seja simpático e as pessoas serão também elas simpáticas para sim. Nunca seja agressivo.
  10. Deixe-se perder: Não se preocupe que há sempre um caminho de volta. Estar perdido não quer dizer que já não conseguirá voltar a um lugar conhecido. Perca-se, explore, e quando acabar dirija-se a uma loja tipo supermercado ou loja de artesanato e pergunte direcções para a Praça Jemaa el-Fna.

Alojamento – Hotéis e Riads:

Hôtel Dar Youssef 2

Endereço: N 68 -Derb Sidi Bouloukat Marrakech Madina, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos

Situado convenientemente na zona da Medina de Marraquexe, o Hôtel Dar Youssef 2 fica a 2 minutos a pé da Praça Djemaa El Fna, a 300 metros do Souk da Medina e a 500 metros da Mesquita Koutoubia. Hotel barato para aqueles que têm um orçamento mais baixo. A qualidade não é a melhor mas para quem quer barato esta é a solução.

» Quarto duplo por 11 Euros.

» Reservar Hotel Dar Youssef

Riad Hôtel Essaouira

Endereço: Riad Zitoune Kedim 3, Derb Sidi Bouloukate, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos

Localizado na área da Medina, em Marraquexe, a 80 metros da Jemaa el-Fna (praça), o Riad Hôtel Essaouira disponibiliza um restaurante e acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas da propriedade. Todos os quartos têm uma casa de banho privativa com uma banheira ou um duche.

» Quarto duplo por 33 Euros.

» Reservar Hotel Essaouira

Riad Jnane Mogador

Endereço: 116, Riad Zitoune Kedim, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos

No coração da antiga cidade imperial, a 70 metros da Praça Djemaa el Fna, o Riad Jnane Mogador apresenta um restaurante marroquino, um spa e um centro de bem-estar. Possui também um terraço mobilado com vista para a Medina e sobre as Montanhas Atlas. Devido à sua localização está quase sempre esgotado. Reseve com antecedência para conseguir lugar.

» Quarto duplo por 35 Euros.

» Reservar Riad Jnane Mogador

Ryad Hamza

Endereço: 108 sidi boulouqate, Medina, 44000 Marraquexe, Marrocos

Este riad disponibiliza um terraço com plantas e espreguiçadeiras e está localizado na Medina de Marraquexe, apenas a 2 minutos a pé da Praça Jemaa El Fna. A propriedade oferece acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Os quartos apresentam uma arquitectura e decoração tradicional, bem como incluem ar condicionado, uma casa de banho privativa com azulejos tadelakt e uma vista para o pátio.

» Quarto duplo por 100 Euros.

» Reservar Ryad Hamza

Riad 11 Zitoune

Endereço: Riad Zitoune Lakdim, Derb Lakdar No 11, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos

Disponibiliza um restaurante e acesso Wi-Fi gratuito. Nesta propriedade, todos os quartos dispõem de ar condicionado e uma área de estar. A casa de banho privativa está equipada com uma banheira, um chuveiro e um secador de cabelo. Os extras incluem um cofre e roupa de cama.

» Quarto duplo por 130 Euros.

» Reservar Riad 11 Zitoune

Hôtel & Ryad Art Place Marrakech

Endereço: Place Jemaa El Fna, entrée Riad Zitoun Lakdim, Medina, 40000 Marraquexe, Marrocos

O hotel fica a 100 metros da Praça Djemaa El Fna e dispõe de um restaurante e de uma piscina. É fornecido acesso Wi-Fi gratuito. Todos os quartos possuem ar condicionado e um mini-bar. As casas de banho privativas têm um duche, secador de cabelo e roupões de banho.

» Quarto duplo por 142 Euros.

» Reservar Hotel Art Place Marrakech

Posted on: janeiro 9, 2019Marraquexe.Net