Quem diria que no interior da antiga Medina de Marraquexe, se podia encontrar uma fonte do século 16 património Mundial da UNESCO? De facto a fonte Chrob ou Chouf é uma preciosa construção de arquitectura do século 16. Esta fonte Saadian foi reconhecida pela UNESCO como Local Património da Humanidade em 1985.

Photo of 16th century UNESCO Fountain Shrob ou shouf

Foto da Fonte Shrob ou shouf do século 16, Património da UNESCO

A coroa do topo é feita de madeira em forma de favo de mel e a parede é coberta por uma telha verde. Acima do deslumbrante lintel está uma inscrição convidando os transeuntes que passam a tomar uma bebida e observar. Em Árabe diz-se “said shrob ou shouf” (também se pode prenunciar Chorb ou chouf).

Video da Fonte Shrob ou shouf  em Marraquexe

A fonte Shrob ou shouf em Marraquexe está localizada numa rua normal de Marraquexe não muito longe de Ben Youssef Madrasa. Este é um importante ponto de referência com uma fantástica característica que é ainda usada nos dias de hoje pelas pessoas locais. Pode ir lá beber a água e lavar as mãos.

Photo of 16th century UNESCO Fountain Shrob ou shouf

Foto da Fonte Shrob ou shouf do século 16, Património da UNESCO

Muitas fontes em Marraquexe são construídas segundo o pensamento Islâmico de que a água tem de ser oferecida. Por isso, as pessoas mais abastadas costumavam pagar para construir fontes em diversas partes da medina. Desta maneira, as pessoas mais pobres tinham sempre água para beber.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter