Parece que a maioria das pessoas está à espera de encontrar cobras na praça chamada Jemaa el-Fnaa em Marraquexe. Bom, sim vai ver encantadores de serpentes em Marraquexe. Não é emocionante? Quer mais? E que tal tirar uma fotos com elas à volta do pescoço? ainda mais emocionante certo?

A principal atracção em Marraquexe são definitivamente os encantadores de serpentes em Jemaa el-Fnaa. Estes senhores ficam lá o dia inteiro com uma quantas cobras venenosas (algumas não são venenosas) e tentam atrair alguns visitantes para tirarem algumas fotos e lhes darem algum dinheiro. Isso não é algo recente como algumas pessoas podem afirmar, que Marraquexe se tornou muito turística pois os encantadores de serpentes apenas estão lá para explorar os turistas e pedir dinheiro.

Video de um encantador de serpentes com uma cobra preta em Marraquexe:

Bom pense outra vez, à cerca de 100 anos atrás não vinham nenhuns turistas ocidentais visitar Marraquexe – e mesmo assim os encantadores de serpentes já lá estavam para explorar os visitantes e ganhar dinheiro. Então e esta? Lembre-se que Marraquexe é um ponto importante para os antigos comércios de caravanas e sempre um ponto de encontro entre pessoas de todas as partes de Marrocos, África do norte e África Subsariana do Sahara.

É normal que subitamente enquanto passeia por Jemaa el-Fnaa, acabe com uma cobra à volta do pescoço sem sequer se dar conta. Sim, não se preocupe pois estes senhores sabem o que fazem. Pessoalmente não gosto desta abordagem, por isso habitualmente peço para eles se afastarem antes que se cheguem muito perto de mim. Pode fazer o mesmo – gentilmente.

Se acabar por querer uma foto com uma cobra nas suas mãos ou à volta do pescoço, pode esperar pagar. Eles ficam malucos e acabam por pedir mais de 200 Dirhams, eu não dava mais de 10 ou 20 Dirhams. Mais que justo.

Tenha em consideração o facto das cobras passarem ali o dia inteiro, os dentes partidos, sem veneno ( sim eles extraem o veneno – se não têm dentes também não podem morder), tudo isto é sem dúvida cruel para aqueles pobres animais.

Normalmente os encantadores de serpentes são amigáveis a não ser que você não seja. Por isso sorria sempre. Se quiser ficar, fique. Se quiser ir embora, vá.

Video de experiência com cobra na praça Djemaa el Fnaa em Marraquexe:

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter