Marraquexe alberga diferentes tipos de estilos de arquitectura que podem ser facilmente visitados. Numa curta caminhada de 1 hora pode explorar a medina de Marraquexe e conhecer alguns dos melhores e antigos estilos de arquitectura que ainda restam pela cidade.

Algumas pessoas dizem que Marraquexe só serve para compras negligenciando uma parte importante da antiga história cultural e o aspecto arquitectónico. Marraquexe tem um impressionante numero de deslumbrantes edifícios de diferentes origens, tempos diferentes, e sem dúvida – datados de à muitos séculos atrás.

Nesta página vou mostrar alguns dos mais importantes estilos de Arquitectura em Marraquexe. Todos este exemplos podem ser visitados enquanto estiver em Marraquexe. Decidi expor nesta página alguns monumentos que mostram a arquitectura Marroquina, os escolhidos foram o Almoravid Koubba; o Almohad Koutoubia Mosque; o Marinid Madrasa Ben Youssef; o Saadian Tombs.

Almoravid Koubba – Arquitectura Almoravid Marraquexe (do século 11 ao século 12)

Almoravid Architecture Marrakech

Foto da Arquitectura Almoravid, Marraquexe

Foi durante o reino de Almoravid que o estilo Moorish foi introduzido em Marrocos. Este era o famoso estilo Andalus (do Império Iberian-Maghrebine). O Almoravid Koubba Ba’Adiyin é o único exemplo que resta deste tipo de arquitectura Marroquina. A coluna Koubba está no topo de uma base rectangular e o belo interior está decorado com padrões florais e caligrafia.O Almoravid Koubba Ba’Adiyin foi construido em 1117 e usado para absolvições antes das orações e pertencia a uma complexa mesquita Almoravid.

Mesquita Almohad Koutoubia – Arquitectura Almohad, Marraquexe (do século 12 ao século 13)

Photo of Almohad Architecture Marrakech

Foto Arquitectura Almohad em Marraquexe

O estilo de Arquitectura Almohad foi imortalizada pelo facto do Império Iberian-Maghrebine estar no seu melhor nesta época. De facto este tipo de arquitectura influenciou vários estilos de arquitectura que surgiram tanto em Espanha como na Europa de Leste. A torre do minarete de Koutoubia têm cerca de 69 metros / 221 pés de altura.

O design da arquitectura da Mesquita Koutoubia foi usada como modelo para a Giralda de Sevilha em Espanha e para a Torre Hassan em Rabat, a capital de Marrocos.

Marinid Madrasa Ben Youssef – Arquitectura Marinid em Marraquexe (do século 13 ao século 15)

Marinid Architecture Marrakech

Foto da Arquitectura Marinid em Marraquexe

Foi durante o período Marinid que a maioria das madraças foram construídas em Marrocos. Desta forma temos várias cidades que possuem o mesmo tipo de arquitectura Marinid. A Madraça Ben Youssef  em Marraquexe é um dos exemplos de arquitectura desta dinastia em Marrocos.

Basicamente a extrutura segue a mesma lógica do anterior estilo Almohad, mas, a decoração é levada ao extremo da perfeição através da requintada ornamentação tanto esculpida em madeira como em pedra. Pela primeira vez na Arquitectura Marroquina temos telhados com estruturas piramidais cobertos de azulejos verdes.

A Madraça Ben Youssef  é a maior madraça de Marrocos e foi sem dúvida alguma um dos maiores colégios Teológicos Islâmicos do Norte de África e acolheu aproximadamente 900 estudantes. Perto dos quartos dos dormitórios dos estudantes existe um pátio ricamente esculpido em mármore de cedro e estuque.

Saadian Tombs – Arquitectura Saadian em Marraquexe (do século 16 ao século 17)

Saadian Architecture Marrakech

Foto da Arquitectura Saadian em Marraquexe

As tradições da arquitectura Andaluzia estão profundamente enraizadas na arquitectura Marroquina e deram origem a alguns dos melhores exemplos deste estilo no reino de Saadian. Os túmulos de Saadian estão em perfeitas condições para que se possa apreciar este belo estilo. Muita da decoração e esculturas são em mármore Italiano Carrara e estuque. Toda a parede do Mausoléu está esculpida com motivos florais.

O Mausoleu Real pode ser visitado e considerado um dos melhores monumentos de Marraquexe. Este é um excelente exemplo de edifício da era do Sultão Ahmad al-Mansur. Um aspecto intrigante mas interessante deste mausoleu é que os túmulos foram apenas descobertos em 1917, estando em segredo durante muitos séculos.

No interior deste mausoléu estão os corpos de seis membros da Dinastia, separados em diferentes secções e salas. Todas as salas e túmulos estão muito bem decorados.

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter