facebook twitter gplus

Guia de Marrakech

O maior guia de viagem online sobre a cidade de Marrakech / Marraquexe em Marrocos

andreia-machado-marrakech

Testemunho de uma viagem de 2 dias em Marraquexe por uma rapariga loira

Mulheres que viajam sozinhas tendem a ter medo de vir a Marraquexe ou viajarem sozinhas por Marrocos. Nesta página postei o testemunho de viajem que me foi dado pela minha amiga Andreia Machado. Ela viajou sozinha para Marraquexe em 2011. À parte da estadia de 2 dias em Marraquexe ela também foi a Ouarzazate e ainda mais para sul até ao Deserto do Sahara.

Andreia, uma rapariga loira de 20 anos tornou a sua viajem a Marraquexe muito barata, por isso este testemunho é escrito por alguém a viajar com um orçamento apertado. Pode verificar como é fácil passar 2 dias em Marrocos sozinho.

Blonde girl travel in Marrakech

Primeiro dia em Marraquexe

Sumário do primeiro dia em Marraquexe: Autocarro do Aeroporto até Jemaa el-Fnaa; procura de um hotel barato em Marraquexe; mulher loira sozinha em Marraquexe; Jantar num restaurante em Jemaa el Fna; entretenimento na praça Jemaa el Fnaa.

A primeira hora passada em Marraquexe foi muito quente, devo confessar! A minha viajem foi em Julho de 2011, por isso pode imaginar como foi estar em África durante Verão. A moeda oficial de Marrocos é o Dirham, para aqueles que não sabem, 1 euro equivale aproximadamente a 11 Dirhams e pode trocar o dinheiro no aeroporto de Marraquexe assim que chegar.

Mesmo à saida dos portões do aeroporto, procurei um autocarro para o centro da cidade. Existem autocarro que fazem a sua rota pelo aeroporto de Marraquexe para a cidade de Marraquexe. Existem mais ou menos autocarros de 20 em 20 minutos e a viajem ronda os 30 dirhams sendo o bilhete válido por duas semanas.

Photo of Marrakech rampart or castle wall on the way to the city center

Foto da muralha ou muro do castelo de  Marraquexe no caminho para o centro da cidade

Após 15 minutos dei por por mim em frente à famosa Mesquita de Marraquexe, a Koutoubia que é em frente à exótica praça Jemaa el-Fnaa. Na praça e em todas ruas existe uma agitação caótica, uma confusão de pessoas, bicicletas, carroças de cavalos e pessoas a andar.

A atmosfera em Jemaa el-Fnaa é frenética, uma festa constante com vendedores ambulantes, encantadores de serpentes, grupos de dançarinos Marroquinos que cantam musica Marroquina muito alto e mulheres Marroquinas que fazem as famosas pinturas de henna. Mulheres que viajam sozinhas como eu, não se preocupem porque aqui ninguém a vai trocar por camelos, apesar de os Marroquinos tentarem meter conversa com os turistas.

Photo of snake charmers in Jemaa el-Fnaa main square in Marrakech

Fotos de encantadores de serpentes na praça principal de Jemaa el-Fnaa em Marraquexe

Eu estava à procura de um hotel e não foi fácil! Depois perguntei a um senhor na praça e então ele guiou-me pelas ruas e levou-me até um hotel… que não era o que eu queria. Eventualmente ele estendeu a sua mão para me pedir um euro mas, eu apenas só lhe dei 50 cêntimos e disse que era tudo o que tinha. Felizmente, o meu hotel estava mesmo ao lado deste.

Neste hotel de Marraquexe chamado Hotel Medina, paguei 80 dirhams por noite por um quarto individual com casa-de-banho partilhada. E depois de perguntar ao dono, fiquei a saber de outra rua de muito mais fácil acesso ao hotel. Fui até à praça principal de Marraquexe para jantar, até ao restaurante Chez Aicha. Jantei neste restaurante no meio da praça e pedi couscous com frango e sumo de laranja, paguei 35 dirhams.

Photo of full meal at Marrakech Jemaa el-Fnaa main square

Foto de uma refeição completa na praça principal Jemaa el-Fnaa em Marraquexe

Segundo dia em Marraquexe

Sumário do segundo dia em Marraquexe: Sumo de laranja em Jemaa el-Fnaa; passeio pelos mercados de Marraquexe; passeio por Marraquexe no autocarro turístico; comprar bilhetes para a viajem de Marraquexe a Ouarzazate.

Acordei cedo e fui até à praça Jemaa el-Fnaa para saborear o melhor sumo de laranja que alguma vez bebi. A praça têm muito vendedores de sumo de laranja  e custam cerca de 4 dirhams cada.

Depois encaminhei-me na procura dos famosos mercados de Marraquexe chamados souks mas ainda era muito cedo e maioria das lojas ainda não estavam abertas, depois um senhor falou comigo em Inglês e disse que não queria nem gorjeta nem dinheiro de mim… em Marraquexe, é normal alguns Marroquinos falarem com turistas e perguntar se precisam de ajuda obviamente com um intuito final de receberem comissões das lojas locais aonde o levam para comprar coisas.

Photo of architecture in Marrakech, a beautiful door on the souk streets<br /><br /><br /><br />

Foto da arquitectura em Marraquexe, uma bela porta nas ruas dos mercados

Após alguma conversa ele levou-me para um interessante curtume em Marraquexe, um local para tingir a pele dos animais. Foi optimo parcialmente porque nunca tinha visto nada como aquilo as depois devo dizer que o cheiro não foi o mais agradável. Eu fui com ele, e no final ele pediu-me uma gorjeta de 50 dirhams ( eu já sabia que ele me ia pedir uma gorjeta) mas eu dei-lhe 20 e disse que não tinha mais dinheiro, este foi sempre o meu truque apesar de eu ter mais dinheiro comigo.

Photo of the Marrakech tanneries at Bab Debagh

Foto dos curtumes de Marraquexe em Bab Debagh

De volta à praça decidi que era melhor comprar um bilhete para o Tour Bus Sightseeing Marrakech para evitar perder tempo e conseguir explorar e conhecer partes de Marraquexe e encontrar mais facilmente os locais que eu queria visitar. Paguei 145 dirhams por um bilhete de autocarro que dá para 24 horas.

O autocarro turistico em Marraquexe têm duas rotas – a rota histórica – com todas as vistas mais famosas de Marraquexe incluindo o Jardin La Ménara, Theatre Royal, La Koutoubia, Palais Badii, Palais la Bahia, entre outros; e a rota do Oasis: passando pelo palmeiral de Marraquexe chamado Palmeraie, o Majorelle Gardens, entre outros.

Eu sai do Marrakech Sightseeing Tour Bus perto da estação de comboios de Marraquexe para comprar o meu bilhete para a viajem de autocarro de Marraquexa para Ouarzazate na próxima manhã. A agência de venda de bilhetes de autocarro era ao lado da estação de comboios. O bilhete de autocarro de Marraquexe para Ouarzazte custou 80 dirhams.

Marraquexe e o centro da cidade, perto da mesquita Koutoubia e da praça Jemaa el-Fnaa são realmente interessantes e bonitos. As luzes de Koutoubia são muito belas à noite.

Photo of Koutoubia Mosque minaret lights by night in Marrakech

Foto das luzes do minarete da Mesquita Koutoubia à noite

Partilhar esta página

Facebook Google Pinterest
StumbleUpon Twitter

Anteriores

Filme Sexo e a Cidade 2 filmado em Marraquexe

Próximo

Sinagoga Judaica Lazama em Marraquexe

2 Comentários

  1. Desirée Pradatzky Grieco

    Qual o preço cobrado para fazer o trabalho de henna? Grata.

  2. O valor da moeda? é mais barato que o EURO? DOLAR?

Os comentários estão desativados.

© Marraquexe.net & Todos os direitos reservados.